quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Santo Blush na Cozinha: Sopa Light de Frango com Legumes

Oi Meninas, tudo bem?
Depois de mais umas férias (me perdoem, please!!!), venho trazer uma receita que eu gosto muito de fazer: Sopa de frango com Legumes.


Com esse clima friozinho, ou mesmo em locais de temperatura mais quente, uma sopinha sempre cai bem. Eu gosto muito porque tem bastante nutrientes, aquece no inverno, e é bem levinha, podendo ser consumida tanto no almoço como no jantar.
Eu coloquei no título que ela é Light porque ela não leva nenhum tipo de massa, nem arroz, nem batata, o que torna a nossa sopa nem mais levinha, ainda mais para quem está de dieta ;)
Vamos a Receita?

Ingredientes:
300 gramas de peito de frango cortado em cubinhos
01 colher de sopa rasa de óleo de cozinha
02 dentes de alho picados
01 cebola média picada 
sal a gosto
01 cenoura descascada cortada em cubinhos
01 chuchu cortado em cubinhos 
01 abóbora pequena cortada em cubinhos
02 xícaras de repolho cortado em tirinhas
salsinha a gosto
mais ou menos 01 litro em meio de água fervendo.

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão em fogo baixo, coloque o óleo, o frango, a cebola e o alho e refogue até o frango ficar branco, meio cozido.
Acrescente os vegetais, o sal, e coloque a água até cobrir os vegetais. Dica: não ultrapassar 2/3 da panela com a água, mesmo que fique algum pedaço de vegetal sem cobrir, pois com o cozimento o repolho vai reduzir bastante o volume.

Cozinhe por 15  minutos na pressão . Aqui o tempo varia de acordo com o tamanho dos vegetais e do frango que você cortou. Eu corto tudo com mais ou menos uns dois centímetros, pra cozinhar mais rápido, e porque eu gosto que parte dos vegetais (os mais moles, como repolho, chuchu, abóbora) se desmanchem parcialmente. Isso vai dar consistência no caldo da nossa sopa.

Eu deixei a pressão sair sozinha, mas se você estiver com pressa, pode tirar a pressão e finalizar.
Para finalizar, devolva a panela para o fogo e deixe apurar um pouco o caldo, até ficar na consistência que você deseja. Se quiser mais fino, apure menos, se quiser mais encorpado, apure mais. Esse passo é importante, porque a panela de pressão deixa o caldo bem "aguado".

Nessa hora eu pego uma concha e vou mexendo, apertando os pedacinhos de frango para desmanchar, e também alguns pedaços de vegetais para encorpar o caldo. Quando o caldo estiver do jeito que você gosta, prove o sal, coloque a salsinha picadinha, desligue a panela e se delicie. 



Gostaram meninas?
Eu amo sopa, ainda mais no inverno. E essa é super fácil de fazer.
Uma dica é variar os vegetais, a carne, e até os temperos de acordo com o gosto de vocês. Pode trocar o frango por carne picadinha, e até carne moída. E os vegetais dá para variar bastante mesmo e até acrescentar nessa receita mais vegetais, são inúmeras as possibilidades, e a sua sopa vai ficar ainda mais nutritiva!

Também dá de congelar em porções pequenas, para aqueles dias que estamos sem ânimo para cozinhar ou chegamos em casa morrendo de fome. Isso vai evitar o ataque a coisas calóricas e mais práticas como pão, coisas industrializadas, pratos congelados industrializados (e cheios de sódio) e etc! 

Usem a imaginação, façam as suas substituições, e bom apetite!  #santoblushnacozinha

Beijos e até mais!


Nenhum comentário: