quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cabelos: Entenda o seu!

Olá!!!


Quem de vocês já não se decepcionou por ter gasto os tubos em um produto e ter ficado com o cabelo mais duro que pedra? Quem já não foi correndo ao mercado comprar um Novex, ou outro creme bonzão, da moda, que prometia lavar, passar, cozinhar, levar o cachorro pra passear deixar os seus cabelos como seda, porque era mara, para depois ter como resultado pedaços de paralelepípedo ao invés de cabelos???
É, minhas belas, todas nós né? Comigo já aconteceu várias vezes, e até mesmo no salão em que eu trabalhei, que meu colega de trabalho insistia em ter uma visão retrógrada e muquirana, e não enxergava o que estava na frente do nariz dele, e para "não gastar produto", deixava os cabelos das clientes dele com um efeito duvidoso. E dava desculpas esfarrapadas. Abafa! E o que estava no nariz dele, e que eu havia me ligado há tempos,  e usava nas minhas clientes, hoje eu estou vindo contar pra vocês! Bafão né? hahaha


Os cabelos podem ser hidratados basicamente de duas formas, atingindo apenas a parte externa, das cutículas, ou então reparando a parte interna e repondo massa. 
Mas aí é que está!
Produtos que tem em sua descrição "Reparadores", ou "Repositores de Massa", são produtos feitos para agir na parte interna do cabelo, depositando nutrientes que ele perdeu quando sofreu agressões, como químicas, por exemplo. Eles não são feitos para agir na parte de fora dos fios.
Na foto abaixo vocês podem ver a estrutura do fio de cabelo. Os cremes Reparadores agem no córtex, enquanto um creme apenas hidratante pouco agirá nesta região, mas sim na parte externa, ou seja, nas cutículas.
Como está o seu cabelo hoje? 
Para que o creme carésimo, ou mesmo qualquer creme que você compra tenha uma ação boa, otimizada, e cumpra com o que vem escrito na embalagem dele, temos que estar atentas principalmente no estado em que o nosso cabelo está. Porque senão não teremos o efeito desejado e acabaremos por desperdiçar produto e dinheiro. 
Observe o seu cabelo, e o histórico dele. Quantas químicas você fez recentemente? Você não faz químicas? Ele está ressecado? Ele está sem brilho? Ele é oleoso mas as pontas são secas?
Porque depois dessa analise é que você vai definir como cuidar do seu cabelo.
Se ele apenas estiver sem brilho, ressecado, embaraçando com facilidade, e for por exemplo, um cabelo virgem, ou com pouquissima química, você não tem porque fazer uso de um creme reparador. Você obterá um resultado bem melhor se utilizar uma mascara apenas hidratante, emoliente. 
→ Mas se ele estiver danificado, poroso, quebradiço, de nada vai adiantar você usar um creme apenas hidratante. Não vai ter efeito nenhum, ou apenas um efeito bem superficial.
→ Seu cabelo é oleoso, e por isso você não faz hidratação?  Esqueça!  Mesmo cabelos oleosos precisam de hidratação, e as vezes podem possuir pontas tão estragadas que necessitarão até de um reparador mesmo.
Faça um teste! Lave ele super bem, pode ser até com um shampoo anti resíduos (que você não pode usar todos os dias, apenas uma vez por semana). Seu cabelo vai ficar uma palha seca e você vai achar que o shampoo não presta! Mas Nãoooo! É isso mesmo que tem que acontecer. O seu cabelo tem que ficar assim para poder absorver todos os nutrientes do creme. Porque se você não lavar bem o produto só agirá fora do fio, e muito mal. Não esqueçam! Cabelos limpinhos para receber o creme! 
→ Agora, se o seu cabelo estiver bem danificado, poroso, fraquinho, quebradiço, você com certeza vai precisar de uma forcinha extra na sua rotina de hidratação: Os cremes reparadores. 
Eles vão agir na parte interna dos fios, reparando a fibra capilar, e depositando todos aqueles nutrientes que a química tirou.
O cabelo poroso e danificado nunca estará hidratado, certo? Então não adianta, mas não adianta meeesmo tratar ele apenas com um reparador. Ele vai ficar uma pedra! Ou vai ficar restaurado, forte, mas sem maciez. A não ser que o seu creme reparador seja hiper mega super multi uso, e já seja super emoliente, mas nem todos o são.
Então o que você vai fazer????
Respondo: Depois que você já lavou, já passou o creme reparador, massageou bem, deixou agir pelo tempo determinado, vem a hora de enxaguar. Nessa hora você vai enxaguar como se não houvesse amanhã, vai retirar tooodo o excesso. Isso vai garantir que os fios não fiquem pesados por excesso de produto.
 E nem se preocupe, porque não, o creme não vai sair todo do fio. Os nutrientes vão ficar. E o seu cabelo após esse enxágue estará nem lá nem cá, você vai observar que ele não está tão macio quanto você gostaria.
Aí vem o pulo do gato!  
Você vai para a segunda etapa, que vai ser hidratar a parte externa do fio, fechando assim todas as cutículas e garantinho brilho e maciez aos fios. Você vai utilizar um balm hidratante, um creme de hidratação apenas, um emoliente. Pode ser até o seu condicionador que você ama, se ele for bem bom. 
Você vai aplicar, massagear bem, e deixar agir enquanto você toma banho, lê uma revista, etc...
Belas, esse passo é fundamental para que os fios fiquem brilhantes e macios, porque se o fio ficar apenas reparado, ficará duro. 
Considerações:
→ Lave sempre o seu cabelo duas vezes, se for usar anti resíduo use-o na primeira lavagem, e na segunda use o seu shampoo normal.
→ Massageie sempre o creme nos fios para aquecer e potencializar o efeito.
→ Não use touca térmica, mas sim uma touca normal, de plástico, pois a touca térmica danifica os fios.
→ Se os seus cabelos não estiverem porosos, quebradiços, e mega danificados, utilize apenas uma máscara de hidratação.
→ Nunca passe o produto no couro cabeludo, apenas no meio e nas pontas. Isso garantirá cabelos livres de oleosidade por muito mais tempo.
→ Não misturar creme reparador com creme emoliente/hidratante, pois o creme reparador precisa de cutículas abertas para alcançar o interior dos fios, e o creme emoliente/hidratante fecha as cutículas, prejudicando o efeito do reparador.

Eu acho que é isso.
Desculpem o post giga, mas pelo menos assim fica bem explicadinho.
Qualquer dúvida, ou se alguém tiver algo a acrescentar, pode deixar nos comments, e nas dúvidas, me enviem e-mail, ou deixem seus e-mails! Fica mais fácil de eu responder a vocês!

Beijocas

3 comentários:

Flávia Batista disse...

olha, acho que é um desafio entender o cabelo da gente. Sò com muito tempo pra pegar o jeito e saber exatamente o que fica ou não bom nele!

bjss

Thammy disse...

oi linda!
amei o post!
cabelo é meu assunto favorito rsrsrs
mas dificil entender cabelos né? custei a descobrir como era o meu e o que funcionava ou não nele, fui pela tentativa de acerto/erro rsrsrrs
flor, ta tendo sorteio lá no blog, ^^ É especial pras minhas leitoras e gostaria que participasse^^
Um beijão!!

Lado B disse...

vou trocar de shampoo e creme, estava usando reparador mas meu cabelo não precisa! Otimas dicas!
Flor, onde eu encontro o shampoo anti-residuos?